Uma das dúvidas mais recorrentes é: é possível realizar a Mastopexia sem Prótese?

Fatores como gestação, amamentação, oscilações de peso e envelhecimento possuem grande impacto no posicionamento mamário, podendo acarretar a chamada Ptose Mamária (queda das mamas). A Mastopexia é o procedimento responsável pelo reposicionamento das mamas (“Lifting” das mamas) para uma posição mais elevada e harmônica no tórax, e menor caimento dos tecidos abaixo do sulco mamário!

E agora: Mastopexia com ou sem prótese?

Como é Realizada a Mastopexia sem Prótese?

É possível, sim, realizar a Mastopexia sem Prótese!! Com as técnicas de remodelamento glandular e remoção de pele (com cicatriz resultante em T invertido) podemos redistribuir o volume mamário melhorar o contorno, e principalmente elevar todo complexo mamário junto com as areolas!

Normalmente como reduzimos parte do volume que apresenta caimento mais importante, além de bastante redução de pele, acaba por reduzir pouco o volume final! Esse aspecto é sempre discutido com a paciente, podendo-se preservar mais ou reduzir mais, o volume das mamas, associado ao Lifting!!

Técnicas de Mastopexia

A técnica mais conhecida é a com prótese, quando o procedimento foca em reduzir os excessos de pele, gordura e flacidez, associando-se o Lifting à colocação do implante mamário de silicone! Nesse caso, em geral objetiva-se um aumento do volume final das mamas, melhorando a consistência nos casos de mamas muito flácidas! Pode ser uma excelente escolha para o Lifting em pacientes com mamas pequenas ou médias para pequenas, com extrema flacidez!

A escolha de utilizar ou não a prótese acaba sendo extremamente individualização, levando em consideração diversos fatores como por exemplo: volume, textura e densidade do tecido mamário, grau de flacidez, grau da queda das mamas, além claro, da vontade ou não da paciente ter um implante!

Quais são os Procedimentos Associados à Mastopexia sem Prótese?

Muito comum associarmos uma lipoaspiração complementar, principalmente nas axilas e parte lateral das mamas, sendo que com a gordura final resultante podemos realizar a Lipoenxertia mamária, auxiliando na simetrização e valorização natural do colo!!

Costuma proporcionar resultado bastante natural, associado a grande elevação das mamas, podendo ser excelente opção para pacientes que possuem mamas médias ou médias para grandes, especialmente se apresentarem mama firme, densa e consistente, aspecto que ajuda bastante no contorno e sustentação do resultado!

Para melhor avaliação do caso e melhor resultado, além de toda segurança e confiança, consulte um cirurgião registrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Dr. Rafael Manzini