As opções para recuperação ou adição do volume mamário estão em constante avanço e um exemplo disso é a possibilidade da Lipoenxertia Mamária.
Uma das perguntas mais comuns no consultório é referente a possibilidade de realizar o enxerto de gordura nas mamas.
E sim, é totalmente possível!
O enxerto se trata da retirada por lipoaspiração, de uma região onde encontra-se em excesso, como abdome, região interna das coxas e flancos, para sua transferência para regiões que demandam preenchimento, simetrização de volume e refinamentos, como nas mamas.
Nesse caso, o procedimento é chamado Lipoenxertia Mamária, sendo que antes da aplicação, a gordura aspirada é preparada por decantação ou centrifugação, a depender da preferência da equipe e dos detalhes do caso clínico!
As novas técnicas de lipoenxertia possibilitam resultados mais refinados e completos. Por exemplo, em uma mamoplastia de aumento, ao final da cirurgia, ainda consegue-se com a aplicação da gordura, trabalhar pouco mais a porção central das mamas, deixando-as mais juntinhas, do que seria apenas com a colocação da prótese.
Podem ser indicadas para aumento puro do volume mamário, entra como opção também nas pacientes de mamoplastia que estão retirando implantes devido ao caimento a longo prazo, e de forma associada, às colocações de próteses de silicone. Em casos de Mamoplastia de Aumento, podem ser aplicadas para fins de refinamento do colo e contorno mamário, além de melhorar a simetria mamária, sendo chamado de aumento de mama híbrido.
Além disso, pode ser usado também nas Mastopexias com prótese e nas Mamoplastias redutoras, com as mesmas finalidades, para refinamento.
O enxerto de gordura é uma técnica bastante interessante e esta, quando bem aplicada, pode ajudar a otimizarmos nossos resultados. Para bons resultados na Lipoenxertia Mamária, busque por um profissional especializado no procedimento e registrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.