Somente através da eficiente gestão de riscos é possível prever e evitar crises. Frequentemente utilizado no mundo da comunicação, esse conceito pode ser facilmente aplicado quando falamos de cirurgias de contorno corporal como lipoaspiração, lipoaspiração com tecnologia, abdominoplastia, entre tantas outras.
A avaliação pré-operatória e a investigação do histórico das pacientes, por exemplo, são tópicos que desempenham um papel vital para antecipar desafios que podem causar intercorrências durante as cirurgias ou no pós-operatório.
Ainda durante o período que antecede a cirurgia, é fundamental passar por um avaliação pré-anestésica, com profissionais especializados e bateria de exames de check-up específicos.
A preparação prévia – que pode incluir exames e tratamentos médicos, ajustes de doses de medicações previamente utilizadas, suspensões de eventuais medicações, entre outras medidas -, visa identificar possíveis riscos e estabilizar condições como pressão alta, asma, diabetes, alergias, comorbidades, limitações, além de apontar a necessidade de corrigir ou suplementar alguma deficiência identificada nos exames laboratoriais.
No pós-operatório, a preocupação com tromboses e formação de coágulos também exige medidas de prevenção: a necessidade de movimentação precoce, uso de botas de compressão, meias compressivas, anticoagulantes subcutâneos e orais, além da vigilância rigorosa aos sinais e sintomas de trombose. O objetivo é que, caso aconteça, o diagnóstico e tratamento sejam realizados de forma imediata.
A administração de antibióticos como medida preventiva neste período também é considerada ação essencial.
A prevenção de infecções também é prioridade, com monitoramento cuidadoso dos sinais e sintomas como vermelhidão, edema local e temperatura corporal.
A gestão eficaz desses riscos envolve avaliação pré-operatória detalhada, instalações hospitalares de alta qualidade, uso de medicamentos e materiais confiáveis, além de um acompanhamento próximo no pós-operatório. Essa é a chave para identificar e intervir precocemente em qualquer complicação.
Outros cuidados indispensáveis para uma recuperação eficiente são o manejo na reabilitação pós-operatória local e a prevenção das fibroses. Para isso, é essencial contar com o acompanhamento de um profissional de fisioterapia habilitado e experiente, que esteja em sintonia com a equipe cirúrgica e possa cuidar das pacientes de perto.
Por isso, em nossas cirurgias, mantemos sempre uma abordagem cuidadosa, baseada na interação bastante transparente entre paciente e equipe multidisciplinar. Todos estão sempre à disposição para garantir atenção ou cuidado especial, além de sanar qualquer dúvida. Nossa meta é proporcionar uma recuperação segura e otimizada, com resultados positivos.
Ao decidir se submeter a uma cirurgia plástica, nunca abra mão dos cuidados e preparos pré-operatórios, ou de uma atenção pós-operatória individualizada e especializada.
Quer saber mais? Fale com a nossa equipe.