A primeira pergunta feita por quem pensa em fazer lipoaspiração é se esse tratamento dá resultado. Sim, a lipoaspiração dá resultado, tanto que é um procedimentos mais realizados em cirurgia plástica mundialmente, e procurado nas clínicas de cirurgia plástica no Brasil. A questão a ser abordada é a quais objetivos a lipoaspiração irá atender.
Nesse aspecto, vale ressaltar que, exceto nos casos em que sirva de apoio para as reconstruções mamárias e Lipodistrofias, a lipoaspiração tem finalidade estética. É para pessoas que querem investir na melhora do contorno corporal.
O importante a ressaltar é que a lipoaspiração, como qualquer outro tratamento estético, requer que o paciente adote outras práticas fundamentais para a manutenção do resultado. A lipoaspiração proporciona resultados mais rápidos, mas não são definitivos, como será visto na sequência. Lipoaspiração é indicado para quem? Veja no artigo de hoje.
A lipoaspiração é um tratamento utilizado para o tratamento de gordura localizada. É indicada para quem tem excesso de gordura em determinadas áreas do corpo.
É importante ressaltar que o objetivo da lipoaspiração não é o combate à obesidade nem emagrecimento. Quem tem por objetivo perder peso deve procurar outras formas de tratamento, basicamente ligados à alimentação e à prática regular de exercícios físicos. Originalmente, a lipoaspiração é um tratamento estético, voltado para fazer com que as pessoas se sintam melhor com seu contorno corporal.
Esse tipo de tratamento tem grande valor no sentido de melhorar a auto-estima das pessoas, através de mudanças estéticas positivas no corpo. Mesmo com essas mudanças, para que o resultado seja mantido, precisam estar combinadas com outras providências, como reequilíbrio da alimentação e exercícios físicos.
A lipoaspiração pode servir como forma de gerar resultados mais rápidos e incentivar o paciente a mudar seus hábitos para manter uma nova forma, mas não como tratamento único e definitivo, até porque o paciente não deve esperar a remoção de toda a gordura durante o procedimento, já que a extração excessiva, acarreta também, a perda de taxa de sangue junto da gordura, de modo que há um limite para que não seja provocado um quadro de anemia no paciente.
A lipoaspiração utiliza um processo tecnológico, que consiste em diferentes cânulas, cada uma com seus detalhes de espessura, comprimento, curvatura e orifícios de extração, que é ligada a um aparelho de sucção.
Essa operação consiste na fragmentação e sucção da gordura, em regiões inferiores às camadas da pele, não superficiais.
A cirurgia é realizada com anestesia, que pode ser geral, por bloqueio de neuroeixo (raquianestesia ou peridural), ou anestesia local. O que condiciona a anestesia é o volume de gordura a ser extraído e a área a ser lipoaspirada. Em casos de cirurgias de curta duração, extremamente localizado, pode ser usado a anestesia local.
Pode ser usada também, nesses casos, a anestesia raqui ou peridural, que deixa a região onde será realizada a cirurgia sem sensibilidade, logo sem dor, associado a uma sedação.
A anestesia geral é utilizada quando a cirurgia é mais demorada e uma extensão maior a ser abordada. O paciente deve ter conhecimento do pós-cirúrgico. Nessa fase, o paciente terá inchaço e manchas roxas na pele, que desaparecerão em geral ao final do primeiro mês.
A pele voltará gradualmente ao estado normal de rigidez até o terceiro e quarto mês, e o inchaço pode perdurar por alguns meses, sendo assim, o resultado final não é imediato. É recomendável o uso de cinta elástica modeladora. A drenagem linfática e suas diferentes modalidades, também é utilizada para maximizar e acelerar os resultados.
Agora que você entendeu como esse procedimento funciona, você deve estar se perguntando: a lipoaspiração é indicado para quem? A lipoaspiração é uma cirurgia estética, mas que pode ser aplicada também como parte do tratamento de patologias (exemplos: Reconstrução mamária pós tratamento de câncer de mama, Lipodistrofias e Ginecomastia).
Do ponto de vista estético, deve sempre ser acompanhada de outras medidas, como a adoção de rotina de exercícios físicos e uma dieta equilibrada de modo a sustentar e melhorar os resultados obtidos com a lipoaspiração.
A lipoaspiração é indicada para quem possui gordura localizada no abdome, nos flancos, culotes, quadril, no pescoço, nas coxas, etc.
Pode ser usada, também, como tratamento subsequente de injeções de gordura, a Lipoenxertia. Utilizada para aumento e contorno glúteo (Lipoescultura), preenchimentos de sulcos e vincos faciais, volumização facial, correção de assimetrias mamárias etc.
A lipoaspiração é indicado para quem? Você tirou a sua dúvida? Tire outras dúvidas com outros conteúdos do blog.