A Rinoplastia tem como objetivo proporcionar harmonização facial tratando o nariz, seja através da redução de tamanho ou correção de proporção.

Quais São os Detalhes Abordados Pela Rinoplastia?

O procedimento trabalha detalhadamente cada parte do nariz, podendo: alterar o tamanho do nariz em relação ao equilíbrio facial; largura da ponta do nariz e posição das nariz, além de corrigir o perfil nasal quando é grande ou bulboso e caído, e quando as narinas são grandes e largas.

Rinoplastia e a Correção do Desvio de Septo

Em alguns casos, a Rinoplastia pode melhorar a narina obstruída, porém isso dependerá da avaliação estrutural nasal quanto ao fluxo de ar e respiração.

Essa correção é realizada através do ajuste dessa estrutura nasal, obtendo um melhor alinhamento.

A Rinoplastia pode ser combinada ao procedimento de Desvio de Septo, formando a Rinosseptoplastia.

Conhecendo Melhor o Procedimento

Podem ser abordadas dois tipos de técnicas: fechada ou aberta. Quando falamos de um procedimento aberto, é realizada uma incisão através da columela (a faixa de tecido que separa as narinas) e através dela, a pele que cobre os ossos nasais e cartilagens é elevada, dando acesso para a estrutura do nariz.

No procedimento fechado, as incisões são escondidas dentro do nariz.

Quando o nariz possui um tamanho exuberante, pode ser reduzido através da remoção de osso ou cartilagem. Em outros casos, pode demandar a adição de enxertos de cartilagem.

A cirurgia dura em torno de 1h e 30 e 2h.

Pós-Operatório da Rinoplastia

Após o procedimento, geralmente é colocado um tampão de gaze dentro e fora do nariz, que ficará até o 3º dia. Além disso, poderá ser colocada uma tala por fora, visando apoiar e proteger a nova estrutura durante o processo inicial de cicatrização.

O inchaço inicial diminui dentro de algumas semanas, porém só sai totalmente após alguns meses. Durante esse tempo, melhoras graduais na aparência do nariz poderão ser notadas, porém o resultado final só poderá ser visto quando o inchaço sair por completo.

É necessário repouso absoluto 1 semana, após esse tempo é permitido o retorno às atividades leves. Quanto aos exercícios físicos, apenas a partir da 3ª semana. Válido que ressaltar que o especialista pode prolongar esse período.

A Rinoplastia e o Equilíbrio Facial

O nariz faz parte do conjunto que promove o equilíbrio e a harmonia facial, e o papel da Rinoplastia é refinar ainda mais essa combinação e promover rejuvenescimento e, o principal: a autoestima do paciente.

Lembre-se de pesquisar bem sobre o seu cirurgião, verificar se ele é registrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e de tirar todas as suas dúvidas!