Por favor ative o JS

Mommy Makeover – Cuidados Com o Corpo Após Gestação

Banner Mommy Makeover – Cuidados Com o Corpo Após Gestação

Durante a gravidez, o corpo da mulher sofre muitas alterações e, na maior parte das vezes, ele não volta totalmente ao padrão anterior. A mudanças dependem do biotipo, hábitos de vida, genética, alimentação, saúde, atividades físicas e de como foram os nove meses de gestação em termos de ganho de peso, distensão da pele abdominal e oscilação do volume mamário.

Mulheres sedentárias anteriormente a gravidez, sobrepeso/obesidade e que durante a gestação continuou sem acompanhamento em dieta ou sem prática de atividades físicas, possivelmente terá alterações mais intensas no corpo e normalmente mais difíceis de serem revertidas.

A flacidez nas mamas e no abdômen são as principais características desse processo de mudança corporal, e vão depender de fatores como: peso corporal prévio, volume mamário prévio, grau de aumento de volume mamário e abdominal, além da genética da pele.

Para essas pacientes, a procura por procedimentos como a abdominoplastia, miniabdominoplastia, lipoaspiração e/ou mamoplastias podem ajudar com a melhora do contorno corporal, gordura localizada, excesso de pele e caimento das mamas, devolvendo algumas características do corpo da mulher, anterior à gestação e recuperando a auto-estima.

O termo “Mommy Makeover” é usado nos Estados Unidos, para designar essas combinações cirúrgicas corporais, pós gestação, quase sempre envolvendo abdômen e mamas, e que buscam um efeito mais amplo do que apenas o efeito estético.

Quais os Principais Procedimentos

Estrias, flacidez, celulite, gordura localizada, tendem a ser o saldo de uma gestação; quanto maior a oscilação de peso, normalmente mais intenso o efeito. Algumas mulheres têm receio de que as alterações decorrentes da gravidez não possam ser corrigidas, mas recuperar alguns detalhes do corpo prévio a gestação, não é impossível.

Porém, quando os cuidados locais com hidratação da pele, alimentação e exercícios não resolvem totalmente, um ou uma combinação de procedimentos pode possibilitar maior melhora.

Popular nos Estados Unidos, o pacote de cirurgias plásticas chamado Mommy Makeovervisa o rejuvenescimento do corpo da mulher após o parto. As combinações cirúrgicas são individualizadas, de acordo com as queixas e descontentamentos de cada paciente, mas em geral as mais procuradas são a Abdominoplastia junto com a Lipoaspiração ou Lipoescultura e Mastopexia (Lifting das mamas). As vezes em mesma cirurgia, as vezes em tempos cirúrgicos separados, a depender do porte de cada procedimento e a estimativa de tempo cirúrgico total.

 

Quanto Tempo Após a Gestação o Mommy Makeover Pode Ser Feito?

O corpo da mulher sofre uma série de alterações durante e depois da gestação, sendo necessária uma rigorosa análise médica para estabelecer os critérios de segurança do paciente. Tudo porque nem todas as mulheres podem ou precisam passar por todos os procedimentos corporais, muitas vezes apenas a cirurgia das mamas, outra paciente apenas o abdome com lipoescultura, e assim por diante.

Alguns procedimentos precisam de no mínimo um ano após o parto para serem realizados, 3-6 meses após o término da amamentação. O motivo do prazo é para que as condições de edema, peso corporal e hormonais se restabeleçam. O período do puerpério tem risco aumentado de fenômenos como trombose, pela imobilidade associada às alterações hormonais.

Os cuidados com alimentação e atividade física, recuperação do peso prévio, são essenciais para um preparo pré-cirúrgico, fundamental para um bom resultado.

 

Para Quais Casos o Mommy Makeover é Indicado?

Um dos principais casos onde a cirurgia é necessária é quando o abdome da mulher, após a distensão, não volta totalmente e apresenta sobra de pele e muitas vezes o após a gestação e em casos onde ocorre o afastamento da musculatura abdominal (Diástase dos Retos abdominais). O Abdome não fica mais tão plano como antes porque os músculos abdominais se separaram e não voltam para o lugar. Com a Abdominoplastia é feita a retirada do excesso de pele e a reaproximação muscular, recuperando o equilíbrio do abdome, ao perfil.

Para mamas flácidas e que cederam ou ganharam muito volume após a gravidez, o recomendável é esperar de 3 a 6 meses após o término da amamentação para realizar a Mamoplastia Redutora ou a Mastopexia com Prótese (suspensão com aumento de volume, para os casos com perda de volume e queda das mamas, após a amamentação).

Já a Lipoescultura e Lipoaspiração retiram e redistribuem a gordura localizada em regiões como culotes, flancos, abdome, costas e braços, conforme caso a caso. Podem ser realizadas de forma associada, ou não, com a Abdominoplastia e a Mamoplastia/Mastopexia.



Últimos posts