Com o avanço em medicina estética aliada ao aumento da expectativa da vida dos brasileiros, hoje existe uma série de procedimentos em rejuvenescimento facial capazes de suavizar as marcas do tempo e dar uma aparência mais jovem e saudável.

Dentre esses procedimentos, a aplicação da Toxina Botulínica se destaca como um dos que mais caiu no gosto dos brasileiros e ao redor de todo o mundo, também por ser algo realizado de forma rápida, em consultório médico, sem necessidade de um período de recuperação ou afastamento do trabalho.

Ele tem o efeito de relaxamento da musculatura facial na qual é aplicada, suavizando as rugas de expressão.

Pode ter uma indicação desde preventiva, em pacientes jovens, evitando-se que as rugas de expressão se tornem, futuramente, vincos e sulcos; ou ainda ser indicado como um complemento de um procedimento cirúrgico palpebral (Blefaroplastia), ou facial (Lifting Facial).

Para esclarecer algumas dessas questões listamos na sequência alguns dos principais mitos e verdades sobre a toxina botulínica.

 

A Toxina Botulínica Deixa o Rosto sem Expressão?

Mito, pois mesmo que atue paralisando os músculos, somente a aplicação equivocada da substância pode causar esse efeito indesejado, completamente sem expressão. Quando aplicado de forma correta e por um profissional capacitado, a substância contribui para amenizar as linhas de expressão, através do relaxamento da musculatura da face, principalmente em fronte (testa) e musculatura orbicular (“Pés de galinha”).

A Toxina Botulínica Pode Ser Utilizada Para Dar Volume e Aumentar os Lábios?

Mito! Essa é uma grande confusão que se faz, pois a Toxina Botulínica não pode ser utilizada para realizar o preenchimento de lábios, ou qualquer função de volumização, que é feita pelo Ácido Hialurônico! A Toxina Botulínica é indicada somente para as rugas dinâmicas. Para procedimentos de preenchimento, tanto labiais, quanto em Sulco Nasogeniano (“Bigode Chinês”), ou outras localizações faciais, é utilizado o Ácido Hialurônico, também em aplicações ambulatoriais com agulhas ou microcânulas.

 

Após a Aplicação é Preciso Ficar 4 Horas sem Deitar?

Verdade. Por ser tratar de uma substância com fluidez, ao ser injetado, o botox tende a se espalhar por um raio de ação. Dessa maneira, para que não ocorra de migrar para áreas indesejadas ou se disperse de maneira não uniforme, é recomendado ficar por quatro horas sem se deitar, sem realizar movimentos bruscos como em atividades físicas ou lavar o rosto, passar protetor solar ou algum tipo de hidratante que, de alguma maneira, movimentem a face.

 

A Toxina Botulínica é Indicada Para Tratamento de Algum Tipo de Ruga?

Verdade. Tem como principal função paralisar/relaxar os músculos da região nas quais é aplicado, e justamente por isso deve ser injetado somente nas rugas dinâmicas, localizadas em regiões da face que apresentam movimento, como na testa e na lateral dos olhos. Não vai ter o poder de tratamento das rugas mais profundas, sulcos, sobra de pele ou flacidez de pele.

 

O Efeito da Toxina Botulínica é Imediato?

Mito. Muitas pessoas acreditam que sairão do consultório com o efeito da Toxina já plenos, mas não é como acontece, pois os primeiros efeitos começam a aparecer entre 48 e 72 horas, sendo que o efeito final se instala aproximadamente 7 a 10 dias, e para algumas pessoas até 2 semanas após a aplicação.

 

A Toxina Botulínica só é Indicada Para Tratar as Rugas de Expressão?

Mito. Na verdade, as primeiras aplicações da Toxina, na medicina começaram a partir do final do século XX e tinham como principal objetivo tratar problemas oftalmológicos, em especial o estrabismo, e de fato até os dias de hoje trata-se de uma substância amplamente utilizada, em diversas especialidades médicas.

Pode também pode ser utilizada como método alternativo à cirurgia para tratamento da hiperidrose, ou seja, o suor excessivo, em região axilar ou nas mãos.

A aplicação da substância bloqueia o estímulo à transpiração, pelas glândulas, fazendo com que a produção de suor seja reduzida de forma significativa por um período que varia entre 4 a 10 meses. Pode ser utilizado como tratamento auxiliar na Enxaqueca, com resposta excelente em muitos pacientes.

Também muito utilizado na Fisiatria, como tratamento da espasticidade muscular esquelética, em crianças com paralisia cerebral, auxiliando bastante no tratamento fisioterápico.

Agora que você já conhece os mitos e verdades sobre a Toxina Botulínica, é importante lembrar que apenas é importante se ter um profissional capacitado, para esclarecer todas as suas dúvidas sobre esse procedimento e definir quais as ações deverão ser tomadas em cada caso.