Dentre todos os diferentes procedimentos em cirurgia plástica, a lipoaspiração e lipoescultura são dos mais realizados e mais procuradas no Brasil, estatisticamente muito próximo da cirurgia de aumento mamário (atualmente o procedimento, em Cirurgia Plástica, mais realizado no Brasil). Porém mesmo que tenham uma nomenclatura próxima, e sejam utilizadas para a melhora do contorno corporal, com pequenas cicatrizes (sem visar a perda de peso), esses tipos de procedimento apresentam diferenças.
A Lipoaspiração atribui um termo técnico para o procedimento cirúrgico, de tratamento da Adiposidade Localizada, por aspiração. Já Lipoescultura entra, não como um nome técnico, mais sim como um conceito que se criou e deu originou a esta nomenclatura, que seria o processo de aspiração da gordura localizada, seguida de enxertia, em áreas que se tem por objetivo aumentar ou realçar o contorno, por exemplo os glúteos, buscando-se tratamento mais completo em busca da maior harmonia do contorno corporal.
Desta forma, enquanto a Lipoaspiração retira o acúmulo de gordura em determinadas áreas, a Lipoescultura combina a Lipoaspiração, com preenchimentos e modelagem de outras áreas corporais, utilizando-se a própria gordura aspirada, chamado de Lipoenxertia.
Na lipoescultura, por exemplo, pode-se diminuir a quantidade de gordura localizada nos flancos, seguido de preenchimento (Lipoenxertia) da região glútea ou glúteo-trocantérica (transição glúteo-quadril). Já a Lipoaspiração tem como único objetivo a remoção da gordura presente em locais e compartimentos específicos de nosso corpo, por exemplo: flancos, culotes, costas, abdome, parte interna das coxas, parte posterior dos braços, parte anterior das axilas, pube, face interna dos joelhos e submento (“papada”).
Em Resumo: Lipoescultura = Lipoaspiração + Lipoenxertia
QUER SABER MAIS SOBRE AS ESPECIFICIDADES DE CADA UM DESSES PROCEDIMENTOS? CONFIRA!
Aspiração da gordura localizada em determinados locais do corpo, buscando o melhor delineamento e harmonia do contorno corporal.
Redução do volume de gordura localizada, mais resistente à perda com dieta e exercícios.
Pequenos orifícios são feitos, inicialmente infiltra-se solucnao de soro fisiológico com anestésicos e vasoconstrictores na camada de gordura à ser aspirada. Essa solução proporciona anestesia e diminui possíveis sangramentos, técnica chamada de Super-Úmida (Infiltra-se 1,5 vezes o volume a ser aspirado).
Depois, com o auxílio dos diversos tipos de cânulas, um aparelho de aspiração é conectado para sugar a gordura.
Os locais em que a Lipoaspiração pode ser aplicada são: flancos, culotes, costas, abdome, parte interna das coxas, parte posterior dos braços, parte anterior das axilas, pube, face interna dos joelhos e submento (“papada”).
Retirada de gordura de onde tem em excesso para enxertia em regiões com pouco volume ou que se deseja aumentar de volume ou realçar o contorno, ou corrigir retrações ou assimetrias.
Após removida, a gordura localizada é reaplicada em lugares com pouco volume. Isso possibilita trabalho mais completo e artístico, no contorno corporal, em busca de maior harmonia.
São as técnicas mais indicadas para os glúteos: Decantação ou Centrifugação.
O enxerto da gordura é realizado em locais de acúmulo natural de gordura, como os: glúteos, mamas, áreas de celulite, sulcos e vincos do rosto.
São procedimentos realizados sob anestesia geral, necessitando de check up pré- operatório como os de sangue (hemograma, glicemia em jejum, função renal, eletrólitos, coagulação), eletrocardiograma e ultrassom da parede abdominal (a fim de descobrir possíveis hérnias abdominais). Outros exames complementares ou avaliações de outros especialistas (por exemplo cardiologistas, endocrinologistas), variam de paciente para paciente.